23.8 C
Teresina
Sexta-feira, Janeiro 30, 2026

Justiça Eleitoral cassa mandato da prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, em decisão de primeira instância

A sentença foi publicada nesta sexta-feira (14) e ainda está sujeita a recurso, motivo pelo qual ambos permanecem à frente da administração municipal.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira (PT), e do vice-prefeito Hilton Martins Osório (PT), por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social. A sentença foi publicada nesta sexta-feira (14) e ainda está sujeita a recurso, motivo pelo qual ambos permanecem à frente da administração municipal.

Conforme a decisão do juiz José Eduardo Couto de Oliveira, da 11ª Zona Eleitoral de Piripiri, a prefeitura contratou rádios e emissoras de TV para divulgar ações do governo. No entanto, o conteúdo veiculado teria ultrapassado o caráter institucional, passando a promover diretamente a imagem da prefeita, com entrevistas, quadros fixos e reportagens focadas em sua figura pública.

Além da cassação, a decisão também estabelece a inelegibilidade de Jôve Oliveira e Hilton Osório por um período de oito anos. Novas eleições deverão ser convocadas após o trânsito em julgado do processo.

O julgamento é resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apresentada pela coligação de oposição “União, amor e trabalho por Piripiri”, composta por seis partidos: Republicanos, MDB, PSD, Solidariedade, Federação PSDB/Cidadania e PSD.

Jôve Oliveira e Hilton Osório foram reeleitos em 2024, conquistando 27.644 votos — o equivalente a 72% do eleitorado. Piripiri é o quarto maior colégio eleitoral do Piauí.

- Advertisement -spot_imgspot_img
spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img