Completando 100 dias no comando da Prefeitura de Teresina, o prefeito Silvio Mendes realizou um balanço das ações adotadas nos primeiros meses de sua gestão. Em entrevista, o gestor destacou os principais avanços em áreas prioritárias, como saúde, educação, limpeza urbana e assistência social, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.
Ao comentar o cenário encontrado na administração, Silvio Mendes foi direto ao abordar os desafios que têm enfrentado.
“Alguns desafios, alguns resolvidos, outros não, mas é a nossa missão atender a população nos seus direitos básicos. A população não pede muito e aqui acompanhado da Bíblia e de toda a sabedoria que ela me dá, a gente tem que se acalmar o espírito, tem que ter bom senso, equilíbrio e algumas coisas me angustiam muito. A quantidade de pessoas que nos procuram pedindo emprego, pedindo renda, então é uma coisa que me angustia muito”, afirmou.
Limpeza pública
A gestão atual colocou como uma de suas prioridades a limpeza da cidade. De acordo com o prefeito, mutirões foram realizados para garantir ruas mais limpas, ao mesmo tempo em que se buscou otimizar os custos operacionais.
“Primeiro limpar a cidade, por todos os motivos foi conseguido, pagamos menos por essa limpeza, mas é uma conta cara, se gasta aproximadamente 18 milhões como foi esse mês de março, limpando a cidade, mas foram feitos vários mutirões para que a cidade seja mais limpa”
Infraestrutura e mobilidade
Outro ponto destacado foi a recuperação de vias urbanas por meio da operação tapa-buracos. O prefeito ressaltou que os trabalhos estão sendo concentrados nas áreas de maior tráfego.
“A operação tapa buraco, a gente tem uma usina que voltou a funcionar, temos cinco patrulhas percorrendo as avenidas, dando prioridade por onde passa o transporte coletivo, onde é mais habitada, sei que a população reclama principalmente nesse período de chuvas, os buracos se multiplicam, mas foram já tapados aproximadamente 3.500 buracos. E naturalmente tem muito mais por fazer”
Educação
A educação municipal também recebeu atenção especial. Segundo Mendes, houve ampliação no número de matrículas e reforço no quadro de servidores, além da implementação de segurança eletrônica em todas as escolas da rede pública.
“Na educação, que é nossa maior obra, porque garante o futuro, foram contratados 778 novos servidores, metade aproximadamente de professores. Conseguimos passar do limite de 90 mil alunos, foram mais 15 mil alunos que vieram para as nossas escolas municipais, são 323 escolas, e rapidamente a gente fez, até por conta da violência, que é o que mais a população também reclama, toda a rede municipal tem segurança eletrônica, 24 horas por dia, todos os dias, com centro de controle acompanhando, inclusive com a chegada das crianças nas escolas para que as famílias se sintam mais seguras”
Saúde
Na área da saúde, a gestão anunciou a convocação de mais de 1.200 profissionais, além da aquisição de medicamentos e ampliação de cirurgias no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ainda assim, Mendes reconhece que o setor precisa de mais investimentos.
“Na saúde, que é muito delicada, complexa, foi possível. Fazer o maior chamamento de servidores, médicos, enfermeiros, dentistas, pessoas de nível médio, foram 1.291 novos servidores. Veja só, só na educação e na saúde foram chamados aproximadamente 2.000 novos servidores. E isso naturalmente pesa na folha de pagamento que tem que ter limite, até porque a lei determina o limite, a lei de responsabilidade fiscal. […] O HUT, que nós construímos, fez 1.543 cirurgias, diminuindo filas, sofrimentos e, naturalmente, nós recebemos muita gente do interior. Você diz, está resolvido? Está não.”
Assistência Social
A população em situação de vulnerabilidade também foi alvo de ações específicas, com destaque para o acolhimento de imigrantes e a redução do número de moradores de rua.
“Na assistência social também nós fizemos alguns avanços olhando para a população mais frágil socialmente. […] Os venezuelanos saíram, eles pensem se adaptar aos nossos costumes para poder conviver em paz. E as crianças foram matriculadas, aquelas na idade certa, nas escolas da prefeitura Teresina. […] Foi feito um cadastro, tem um pouco mais de 300 moradores de rua, parte desses moradores são de Timon.”
Zona Rural
A zona rural de Teresina também recebeu atenção da prefeitura, com a recuperação de estradas vicinais e fortalecimento da produção agrícola local, em parceria com a Embrapa.
“Na zona rural também teve uma presença forte, que foi, por exemplo, reconstruir 70 quilômetros de estradas […] Na próxima semana nós vamos fazer um dia de campo, porque na zona rural existem 19 campos agrícolas. […] Estamos fazendo com ajuda da Embrapa que tem fornecido insumos e o cidadão pode comprar a verdura e o legume sem agrotóxico”.
Perspectivas
Apesar dos avanços apresentados, o prefeito reconhece que ainda há muito a ser feito, especialmente na ampliação de serviços essenciais. A busca por recursos federais continua, com o objetivo de garantir melhorias sustentáveis para Teresina.








